O garnizé soprou seu shofar ainda cedo. Nele, a ave anunciou a principal mudança do dia, qual seja, o apoio do governador João Azevâdo (PSB) à pré-candidatura do vereador cabedelense André Coutinho (Avante) a prefeito da cidade portuária nas eleições que se avizinham.
Na decisão, o gestor socialista mostrou seu pragmatismo aguçado em questões sensíveis que possam garantir sua estabilidade no tablado da política paraibana em embates vindouros, especialmente os que ocorrerão em 2026, quando, possivelmente, o chefe do Executivo paraibano disputará um assento no Senado.
E no alinhavar de costuras complexas, mostra Azevêdo que saiu da condição de técnico para político hábil. Não só administra o Estado paraibano de maneira equilibrada. Ele monta um cenário político que beneficia, de maneira ampla, suas aspirações futuras, as do PSB e aliados no pleito que será equalizado no futuro com a marca “made in 26”.
Dessa forma, para garantir mais musculatura política, apega-se o gestor em eventuais vitórias dos que recebem seu apoio na capital paraibana e Região Metropolitana, e aqui aponto o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (progressitas), que busca a reeleição, Tacyana Leitão (PSB) – em Bayeux, o já citado André Coutinho em Cabedelo, pondo caldo Maggi(co) em uma possível composição com o postulante a chefe do Executivo de Santa Rita, Nilvan Ferreira (Republicanos).
Esses colégios eleitorais são gigantescos, e aqui lembro, também, Campina Grande, cujo candidato do governador a prefeito é, no momento, o ex-secretário de Saúde do Estado, Johnny Bezerra, filiado ao PSB, que poderá abrir mão da pré-candidatura caso o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) resolva disputar o cargo de alcaide da Rainha da Borborema, obtendo a chancela de Azevêdo.
E nesses mares revoltos, a galé do socialista pode singrar em mares mais amenos, caso as vitórias dos que aqui aponto neste texto sejam confirmadas, pondo o governador em situação confortável para disputar uma vaga senatorial, pois terá, ele, apoio nos principais colégios eleitorais da Paraíba, não esquecendo das meso e microrregiões do estado.
Por Eliabe Castor
2 respostas
Achei ótimo comentario a respeito pois ninguém observa essas manobras
O blog agradece a interação!