Lançamento de candidaturas. Essa é uma das principais regras democráticas dos partidos políticos. No Brasil, não é permitido o registro de postulações avulsas.
Apesar de muitas personalidades políticas brasileiras serem mais lembradas do que seus partidos, não se pode candidatar-se a um cargo eletivo por conta própria.
E assim, as siglas têm que lançar candidaturas e disputar o voto popular. No município Bayeux, situado na Região Metropolitana de João Pessoa, vê-se a importância de tal expediente. É um exemplo prático e didático para todos os eleitores. Seja para mim ou você!
Nessa localidade, existem cinco pré-candidatos que disputarão o Executivo bayêense. E na introdução do texto escrito por minha pessoa, percebe-se, mesmo que de forma implícita, outra importante função das agremiações partidárias: cada partido tem seu projeto de governo, suas ideologias e nuances próprias.
Em resumo, cada sigla tem uma organização de agendas políticas, tentando priorizar a discussão de temas específicos e influenciar as ações no governo. E nessa realidade, surgem as forças partidárias que estarão oferecendo tablado para os candidatos.
Exemplo interessante a ser observado em Bayeux é a pré-candidata Tacyana Leitão, que está filiada à mesma sigla do governador João Azevêdo (PSB). Trata-se de um partido com uma agenda progressista que prioriza a educação, cultura, saúde, e ações sociais nas mais diversas áreas.
E nesse contexto, Tacyana Leitão vem recebendo uma atenção especial do chefe do Executivo paraibano. É, ela, sua postulante. E como tal, terá sua agenda administrativa, ou seu projeto de governo, pautado no que vem sendo implementado na Paraíba.
Inclusive a pré-candidata vem realizando reuniões com secretários do governador João Azevêdo para afinar o tom a ser mantido numa possível vitória no pleito que se avizinha. Uma parceria fundamental que a coloca, em pesquisas já realizadas, como a primeira colocada nas intenções de votos. O Portal FONTE83, por exemplo, divulgou no dia 11 de maio, uma pesquisa sobre o cenário político-eleitoral na cidade de Bayeux, realizada e contratada junto ao Instituto ÍNDICE.
Nela, Tacyana Leitão aparece na primeira posição, com 20,75% das intenções de votos do eleitorado bayêense. Essa informação é de grande valia para observar a importância de um partido político em cenário cuja democracia é a raiz de uma sociedade que tem o direito de escolher quem deve ser seu representante nos poderes Executivo e Legislativo, no qual o voto popular é o senhor da razão.
A força partidária e a importância de um bom candidato
O governador João Azevêdo tem certeza plena – e não está errado – sobre a importância do seu projeto enquanto chefe do Executivo paraibano, observando uma possível postulação para o Senado da República em 2026. Para tanto, uma boa administração da sua escolhida à prefeitura de Bayeux é de vital importância para a continuação da sua vida pública
E nessas águas turbulentas da política paraibana, surge a pré-candidata Tacyana Leitão com uma força política exponencial para o projeto futuro do PSB paraibano, por ser, Bayeux, um dos colégios eleitorais mais importantes da Paraíba.
É fato: nada está garantido. As pesquisas apontam que a pré-candidata do PSB não está eleita. Mas as chances são elevadas.
Ela e seus aliados, em especial Azevêdo, têm mostrado a disposição para o êxito nas urnas. O que é provável, em dias de hoje.
Possibilidades percentuais
Situação da pesquisa eleitoral apontada pelo FONTE 83/ ÍNDICE.
– Tacyana Leitão (PSB): 20,75%;
– Diego do Ki Preço (PSD): 17,55%;
– Domiciano Cabral (MDB): 9%;
– Luciano Impacto Som (Avante): 5,8%;
– Jefferson Kita (PT): 4,8%
– Não sabe/Nao respondeu: 21,4%;
– Nenhum deles: 20,7%.
2 respostas
Ticiano não ganha nem para veriadora de Bayeux,deixa de conversar besteira amigo
O blog agradece seu comentário!