Blog do Eliabe Castor

Opinião: a importância das eleições da API-PB na construção de uma sociedade mais igualitária

Um dos pilares que dá apoio à democracia de forma plena está pautado nas eleições diretas, fazendo-se valer a vontade soberana dos eleitores. Tal processo deve vir acompanhado com lisura e transparência relativas ao pleito.

E seguindo tais preceitos, a Associação Paraibana de Imprensa (API) realiza nesta sexta-feira (26) e sábado (27) suas eleições. A primeira data é destinada aos associados que residem no interior do estado. No sábado, em João Pessoa.

E aqui é sempre válido  clamar por uma solicitação fundamental aos colegas de profissão: votar, além de ser um ato de suma importância para nossa categoria,  legitima as  lutas e conquistas para nosso valoroso ofício, pois tem ele papel importante na sociedade, seja levando a notícia precisa para o público, seja em serviços voltados à comunidade, seja no combate às fake news e sustentação do processo democrático

Como se dará o processo eleitoral

A chapa “API Unida e Renovada”, liderada pelos jornalistas Marcos Wéric e Karla Alencar, é a única inscrita e busca a reeleição aos cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente. Serão também eleitos as demais vagas para a Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e Fiscal.

Todos os associados estão aptos para participar da eleição. Para votar, basta apresentar a carteirinha de sócio ou qualquer documento de identificação com foto. O horário de votação será de 8h da manhã até às 17h.

Nesta sexta-feira, a eleição acontece nas cidades do interior do estado. Em Cajazeiras, os associados poderão votar na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Em Sousa e Guarabira, a votação ocorrerá na Câmara Municipal. Já em Patos, o local de votação será o Ponto da História, na Rua Frei Martinho, 58, no Centro. Em Pombal, os votantes poderão comparecer à Rádio Liberdade. E em Campina Grande, os associados poderão votar na Associação Campinense de Imprensa (ACI).

No sábado, a votação acontece em João Pessoa, na sede da API-PB, na Avenida Visconde de Pelotas, 149, no Centro. A apuração dos votos será realizada imediatamente após a votação, sob a fiscalização da Comissão Eleitoral, presidida pelo advogado Rômulo Oliveira.

Em todas estas cidades haverá uma urna itinerante, para incluir os votos daqueles que estarão impossibilitados de ir até o local da votação. O associado que estiver nesta situação deve procurar a comissão eleitoral local.

O candidato a presidente Marcos Wéric expressou sua gratidão pela confiança depositada na chapa. “Me sinto honrado e grato por estarmos com uma chapa heterogênea e com vontade de fazer mais pela API. Queremos transformar a nossa entidade em um espaço novo e melhor para todos”, afirmou.

Karla Alencar, também candidata a reeleição como vice-presidente, ressaltou a importância da chapa ter maioria de mulheres na diretoria executiva. “Isso representa um passo significativo para a igualdade de gênero na imprensa paraibana e fortalece nossa capacidade de representar e atender a todos os associados”.

 

Eliabe Castor com Assessoria

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias Relacionadas

Categorias