O prefeito Cícero Lucena cumpriu, em missão institucional, nesta quinta-feira (18), a primeira etapa da viagem internacional que vai viabilizar a assinatura de contrato para obras de mobilidade urbana, meio ambiente e revitalização do Centro Histórico da Capital. Em Madri, na Espanha, o gestor se reuniu com representantes Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), que deu apoio a gestão municipal nos estudos e projetos, que terão financiamento de 35,8 milhões de euros por parte da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).
Na ocasião, Cícero Lucena, acompanhado do presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, vereador Dinho Dowsley, e do coordenador do programa João Pessoa Sustentável, Antônio Elizeu, lembrou que a Prefeitura iniciou parceria com a Agência Espanhola há dois anos e ainda adiantou que também tratou de financiamento para a renovação do projeto da oficina escola, formadora de mão de obra de restauradores.
“Foram eles que nos deram a oportunidade de participar do concurso da Comunidade Europeia de Projetos e Cidades, e, dessa forma, João Pessoa ganhou os dois projetos que apresentou. Daí, a cooperação começou com eles e o financiamento vai ser com a Agência Francesa. É João Pessoa avançando para dar soluções para a mobilidade urbana, o transporte coletivo, em questões de meio ambiente, em parceria, também, com o Governo do Estado”, pontuou o prefeito.
Depois de Madrid, Cícero e a comitiva da Capital embarcam para Paris, na França, onde haverá encontros com representantes da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para a assinatura dos contratos.
Os projetos de mobilidade urbana terão investimentos da ordem de R$ 160 milhões da Prefeitura e R$ 260 milhões do Governo do Estado. Serão criados cinco terminais de integração, a recuperação e urbanização das margens do Rio Jaguaribe, além da revitalização de prédio da região central da cidade.