Eliabe Castor de Castro
O texto é iniciado com certezas definidas. Falo dos desafios que o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), enfrentará em mais quatro anos administrando a capital paraibana. E aqui, dentro de um terreno arenoso fincado na maior cidade do estado, embates políticos e pelejas diversas cobrarão do progressista muito tato e, principalmente, firmeza em decisões que se avizinham.
E a primeira já foi tomada: não disputará o governo do Estado. Na mesma esteira, observou estar disposto a participar, de forma efetiva, nas decisões que comporão a chapa majoritária que disputará o leme da Paraíba e o quadro para o Senado que, a preço de hoje, tem na figura do governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), o principal nome da situação. O gestor pessoense entende sua força política, e não será mero espectador no pleito de 2026.
Foi ele eleito pela quarta vez prefeito da “Cidade das Acácias”. O sol, em tal “Sublime Torrão”, vem de forma primária. Um “parto” primeiro para aquecer o coração não só dos que habitam na capital paraibana, mais em todos que estão fincados dentro das Itacoatiaras do Ingá, da Serra da Borborema, do Lajedos do nosso Pai Mateus e por aí sigamos. Lucena e o partido o qual é filiado está em toda a Paraíba, e assim tem ele voz em todo os quadrantes políticos e eleitorais na “rosa dos ventos” paraibana.
Por fim, é sempre bom observar que João Pessoa era considerada, há poucas décadas, o “patinho feito” entre as capitais do Brasil. Os “cisnes” desprezavam a capital paraibana. E hoje? Hoje não mais! Seja por seu potencial turístico, por crescer em termos econômicos de forma célere, por possuir uma planta comercial e industrial em franca expansão, entre tantos outros atrativos.
E sim! Administrar uma cidade que cresce a passos largos exige competência. E Lucena já provou tal qualidade, daí ter sido eleito pela quarta vez como prefeito de João Pessoa. Algo que deve observação aguçada.
Por fim, a todos e todas, sem ranço político ou ideológico, tenham um Feliz Natal e um Ano Novo que se avizinha repleto da mais pura felicidade. Paz e Luz!